
Memória RAM (Random Access Memory), ou memória de acesso aleatório, é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.
O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas.
O nome da Memória RAM não é verdadeiramente apropriado, já que outros tipos de memória (ROM, etc...) também permitem o acesso aleatório a seu conteúdo. O nome mais apropriado seria Memória de Leitura e Escrita.
Apesar do conceito de memória de acesso aleatório ser bastante amplo, atualmente o termo é usado apenas para definir um dispositivo eletrônico que o implementa, basicamente um tipo específico de chip. Nesse caso, também fica implícito que é uma memória volátil, isto é, todo o seu conteúdo é perdido quando a alimentação da memória é desligada.
Algumas memórias RAM necessitam que os seus dados sejam frequentemente refrescados (atualizados), podendo então ser designadas por DRAM (Dynamic RAM) ou RAM Dinâmica. Por oposição, aquelas que não necessitam de refrescamento são normalmente designadas por SRAM (Static RAM) ou RAM Estática.
A RAM é memória de acesso aleatório. A RAM é a área onde seus programas das lojas de computador que você está funcionando atualmente e dados em que você está trabalhando atualmente.
A RAM pode ser contrastada com armazenamento de disco. O armazenamento de disco prende todos seus programas e todos seus dados -- se você está trabalhando com eles ou não. Quando você desliga seu computador, os índices da RAM desaparecem imediatamente, mas os índices de seu armazenamento de disco remanescem unharmed.
A RAM é contrastada também às vezes com ROM. A ROM (somente memória lida) é as microplaquetas de memória que tiveram a informação armazenada neles qual não pode ser mudado. Seu cartão-matriz pode conter algumas microplaquetas da ROM.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_RAM